TRAÇOS & TONS: EXPOSIÇÃO DE DANIEL MAIA

Daniel Maia (exposição)Com inauguração em 30 Abril p.p. e encerramento este domingo, 22 de Maio, o Ateneu Popular do Montijo expôs Traços & Tons, uma mostra composta por uma selecção de trabalhos recentes do talentoso jovem desenhador Daniel Maia, figurando personagens de comics como Batman, Tartarugas Ninja e Mulher Maravilha, ou de ficção como O Infante Portugal (criado por José de Matos-Cruz), e complementada por diários gráficos e cadernos de desenho.

Comissariada por Marta Ferreira, a exposição visou mostrar obras recentes do autor, em banda desenhada e ilustração, demonstrar o seu processo de trabalho — de interesse para o público escolar, a fim de dar a conhecer as fases criativas que levam um projecto, desde o guião ou esboço inicial, até à peça finalizada e respectiva edição — e partilhar comparações entre estas obras e desenhos da sua fase amadora, pré-adolescência.

Infante Portugal (José Matos-Cruz)A mostra estará proximamente em itinerância em dois outros locais, na grande Lisboa, oferecendo assim uma nova oportunidade ao público que não pôde visitá-la na outra margem do Tejo.

Na foto ao lado: Em visita à exposição Traços & Tons, de Daniel Maia, deu-se o “encontro” de José de Matos-Cruz, o criador, com a sua famosa criação O Infante Portugal (cuja imagem serviu de ex-libris a esta mostra). Uma oportuna convergência, enquanto se última a estreia da personagem e todo o respectivo universo criativo em banda desenhada.

(Ler mais informações nos blogues Imaginário-Kafre, de José de Matos-Cruz http://imaginario-kafre.blogspot.pt/ — e Daniel Maia Artwork http://danielmaia-art.blogspot.pt/ — onde recolhemos estas notas, com a devida vénia).

2 thoughts on “TRAÇOS & TONS: EXPOSIÇÃO DE DANIEL MAIA

Leave a comment