JOSÉ COELHO (UM ARTISTA DE MOURA): NOVA BIOGRAFIA ILUSTRADA POR CARLOS RICO

De pequenino… não torceu o pepino! Mas tocou música!

O nosso querido amigo Carlos Rico publicou recentemente, com o apoio da Câmara Municipal de Moura — linda cidade que trazemos no coração, devido aos saudosos Salões de Banda Desenhada —, um opúsculo muito bem ilustrado (no seu estilo inconfundível) sobre JOSÉ COELHO, um músico da terra, autodidacta, cuja vida foi um exemplo de paixão e dedicação a essa melodiosa arte.

A obra apresenta-se, já se vê, em quadradinhos com filacteras e texto, à razão de uma vinheta por página, num formato quadrado, relatando, no final, algumas curiosidades que explicam certos traços biográficos desenvolvidos por Carlos Rico ao longo das páginas.

O conjunto é agradável, com aquelas afinadas notas humorísticas que o Carlos sabe extrair como poucos dos seus “instrumentos”. Claro que recomendamos aos nossos leitores a aquisição desta obra, bastando para isso entrar em contacto com a Câmara de Moura ou com o próprio Carlos Rico: carlos.rico@cm-moura.pt

Mais um excelente trabalho para a sua bibliografia. E apetece-nos perguntar: para quando o próximo? Porque sabemos que o Carlos tem sempre novos projectos na manga… todos com temas humorísticos, mesmo quando os trata de forma séria!

Catherine Labey/Jorge Magalhães

Advertisements

2 thoughts on “JOSÉ COELHO (UM ARTISTA DE MOURA): NOVA BIOGRAFIA ILUSTRADA POR CARLOS RICO

  1. Amigos Catherine e Jorge,
    Muito obrigado por terem divulgado este meu último trabalho (e ainda por cima, com críticas tão agradáveis).
    Este mini-álbum (chamo-lhe assim porque tem o formato de um CD de música, ou seja, 15 x 15 cm) faz parte de uma colecção que começou em 2013, com o primeiro número a ser dedicado a Joaquim Costa, um notável poeta de Moura, praticamente desconhecido fora da sua terra mas que merecia, sem favor, ter um reconhecimento mais alargado. Essa foi, aliás, a mola impulsionadora desta colecção: dar a conhecer às gerações mais novas grandes figuras da cidade de Moura e do seu concelho, que não merecem cair no esquecimento.
    Da minha parte, gostaria de continuar este projecto pois falta de temas é que não há. Basta recordar os nomes de Francisco Zambujal (caricaturista de “A Bola” durante décadas), Mário Zambujal (escritor), Miguel Urbano Rodrigues (jornalista e escritor, falecido há poucos dias), Dr. Corino de Andrade (que teve um papel determinante na cura da “doença dos pezinhos”), Luís Piçarra (tenor, famoso intérprete do Hino do Benfica), Miguel Garcia (ex-futebolista do Sporting), etc, etc… E isto só para referir alguns dos nomes mais famosos a nível nacional pois temos muitos mais, cuja fama não passou as fronteiras da região, embora tivessem méritos para tal…
    Um grande abraço e, mais uma vez, obrigado pela divulgação.
    Carlos Rico

  2. Amigo Carlos,
    Os elogios são francamente merecidos, tanto neste mini-álbum como em todo o seu trabalho gráfico (e não só). A ideia da colecção é muito interessante e, como a propósito assinala, há também nomes sonantes que poderão ser incluídos… o que daria mais relevo ainda ao projecto. Caro amigo, tem muito “pano” para inúmeras “mangas” e achamo-lo um “alfaiate de alta costura” perfeitamente habilitado para essa tarefa… com aquele jeito especial que tem de misturar humor com coisas sérias!
    Mais uma vez parabéns e um grande abraço.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s