CALENDÁRIOS ILUSTRADOS- 8

calendario-1957-janeiro

Embora referente ao mês de Janeiro, esta é a última folha do calendário de 1957, editado pela Empresa Fabril do Norte, a aparecer neste blogue. E por uma razão simples… foi também a última que nos chegou às mãos. Por publicar, ficaram as folhas de Junho, Julho, Agosto, Setembro e Dezembro, que — dada a raridade deste tipo de calendários, já tão antigos, em que avultam as magníficas ilustrações de Mário Costa (1902-1975) —, dificilmente conseguiremos juntar à nossa colecção.

Mas temos outras (da mesma década) para apresentar nesta galeria, não só como preito de homenagem aos artistas que souberam embelezá-las com o seu grafismo e as suas cores (especialmente Mário Costa), mas também à empresa que teve a oportuna ideia de as editar, prestando assim um valioso serviço à cultura do seu país, numa feliz aliança, como já sublinhámos, entre a criação artística e a propaganda comercial.

As imagens, autênticos quadros, reproduzidas nessas grandes folhas de calendário, retra- tam sempre temas genuinamente portugueses, desde cenas históricas (como no de 1957) a monumentos, danças, costumes, trajes, coches… e até peças de teatro. Em Fevereiro, contamos iniciar uma nova série, com outro calendário da Empresa Fabril do Norte (ano de 1954), dedicado aos mais famosos (e mais belos) castelos portugueses.

No presente quadro, figura também o castelo de Lisboa, a que D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, pôs cerco com as suas hostes, engrossadas por grande número de mercenários estrangeiros, no ano da graça de 1147.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s