O PRESÉPIO NAS CAPAS DE NATAL – 13

jornal-cuto-natal-1977-234

A fechar este breve e evocativo ciclo, com mais capas de Natal que embelezaram algumas revistas juvenis portuguesas, como O Mundo de Aventuras, o Cavaleiro Andante e o Camarada, apresentamos outra capa ilustrada por Carlos Alberto Santos para o Jornal do Cuto, desta vez a traço e mantendo as mesmas características tradicionais de representação da imagem do Presépio.

A única diferença relativamente à que figura num post anterior, dedicado ao mesmo artista, que podem (re)ver aqui, é que Carlos Alberto mudou a indumentária de São José, dando-lhe um aspecto mais condizente com o que rezam os textos evangélicos, pois era hebreu, natural da Galileia, e não árabe.

Demonstrámos assim, com esta selecção de treze capas, que a maioria dos nossos desenhadores ao serviço de revistas para a juventude foi fiel às tradições sacras do Presépio, retratando as suas principais figuras, a Virgem Maria, o Menino Jesus e São José, quase sempre da mesma maneira. Uma das poucas excepções à regra (e sem dúvida a mais notável) foi Fernando Bento.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s