A QUINZENA CÓMICA – 23

TEMPO DE PRAIA – 1

A época balnear está ainda no auge, graças ao calor de Agosto, atraindo às nossas praias (com ou sem bandeira azul) milhares de veraneantes que procuram no contacto com o sol, a areia e o mar um pouco de energia para “recarregar as baterias”, enquanto não chega o Outono com as suas suaves brisas… que se vão tornando cada vez menos brandas à medida que o Inverno faz ouvir as suas intempéries.

Há 60 anos as coisas não eram muito diferentes, exceptuando os fatos de banho que então se usavam (muito mais protectores dos danos solares… e dos olhares indiscretos) e a qualidade das nossas praias, que, diga-se de passagem, eram menos poluídas e atraíam menos gente, pelo menos no Algarve. “Carregar baterias” era um termo até pouco corrente, nesses recuados tempos em que os automóveis ainda não estavam ao alcance de toda a classe média. Nem os comboios…

Por isso, a norma era aproveitar as férias alugando uma casa perto da praia, porque as rendas eram baixas e poupava-se o custo dos bilhetes diários de comboio ou de autocarro para toda a família. A sabedoria popular tinha artes para enfrentar a austeridade, que agora são impossíveis (ou mais difíceis) de pôr em prática…

Com este “apontamento” estival, lembrando outros tempos que ainda vivi em menino e moço, aqui fica mais uma capa do Cara Alegre e outra aliciante ilustração de José Manuel Soares… que a desenhar garotas estava sempre no melhor da sua forma!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s