POSTAIS ILUSTRADOS – 10

QUERES SABER COMO ÉS? VÊ O MÊS EM QUE NASCESTE…

Raparigas nascidas em janeiro e fevereiroComeçamos hoje a apresentar duas novas colecções de postais que, além de muito raras, têm um significado especial: o de serem destinadas aos mais jovens, com distinção de sexo, indicando — como num “horóscopo” — as suas qualidades naturais, fruto, segundo os sábios, da influência astrológica dos meses de nascimento.

As ilustrações são de dois nomes ilustres da nossa BD (então chamada histórias aos quadradinhos): Júlio Gil, que se distinguiu, como versátil grafista, na 1ª e 2ª séries do Camarada, revista para rapazes editada pela Mocidade Portuguesa (MP), e Carlos Roque, uma das maiores revelações da 2ª série, como desenhador humorístico.

O traço vivo e airoso, de expressiva delicadeza, que caracterizava o estilo de Júlio Gil, está patente nos dois primeiros postais, dedicados às raparigas. Referente aos mesmos meses de Janeiro e Fevereiro, a série seguinte, dirigida aos rapazes, ostenta a assinatura e o traço pitoresco de Carlos Roque, então no início de uma brilhante carreira (anos 60).

Com edição da Pórtico, nome ligado também às actividades culturais da MP, estas duas colecções juvenis de postais têm um inegável encanto gráfico, realçado pelo colorido e pela harmonia e inspiração das imagens de dois grandes mestres da BD portuguesa.

Rapazes nascidos em janeiro e fevereiro

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s