COLÓQUIO DE JOSÉ RUY NO CLUBE PORTUGUÊS DE BANDA DESENHADA (CPBD)

Um autor, uma obra (José Ruy)

No próximo dia 19 de Dezembro, pelas 15h30, na sede do CPBD, começam os encontros “Um Autor, Uma Obra”, que incidem num autor e num dos seus trabalhos, não deixando de percorrer o conjunto da sua obra. O primeiro autor em destaque é José Ruy.

José Ruy Matias Pinto nasceu na Amadora em 9 de Maio de 1930. A sua primeira BD foi publicada n’O Papagaio, no Natal de 1944 (com 14 anos). A partir daí, colaborou em quase todas as publicações de BD portuguesas, com destaque para O Mosquito, Cavaleiro Andante, Spirou e Tintin. Foi também editor e director da 2ª série d’O Mosquito

A sua bibliografia em álbum é também muito rica e vastíssima, compreendendo dezenas de títulos, como (para só citar alguns dos mais recentes) Levem-me Nesse Sonho – História da Cidade da Amadora em BD, A Ilha do Futuro, Aristides de Sousa Mendes – Herói do Holocausto, Humberto Delgado – O General Sem Medo, Amarante – A Heróica Defesa da Ponte, Mirandês – História de Uma Língua e de Um Povo, Leonardo Coimbra e os Livros Infinitos ou João de Deus – A Magia das Letras.

Outro título de referência na carreira de José Ruy é Fernão Mendes Pinto e a sua Peregrinação, que já vai na 4ª edição em álbum e será um dos temas principais a abordar pelo Mestre neste primeiro encontro do ciclo de palestras “Um Autor, Uma Obra”, promovido pelo CPBD. Ciclo que prosseguirá em Janeiro, no âmbito da exposição comemorativa dos 80 anos da emblemática revista O Mosquito.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s