A QUINZENA CÓMICA – 7

ELAS E A CIDADE

Cara Alegre nº 3 + 4

Sobre Stuart Carvalhais, o grande Stuart caricaturista da vida citadina, dos bairros populares da urbe onde viveu e que sempre amou (Lisboa), das figuras pitorescas que animavam as suas ruas e vielas, as suas sete colinas onde o casario ainda se espraia em ondas de luz, num caleidoscópio de imagens que ele soube matizar com a expressiva paleta do seu traço, roubando à cor o que conseguia, de forma quase ímpar, retratar intensamente com a luminosa e suave textura do preto e branco —, sobre Stuart, como íamos dizendo, o genial e boémio Stuart, artista da triste figura com lampejos de grandeza como D. Quixote, escreveu mestre Aquilino Ribeiro a propósito dos seus trabalhos a cores (in prefácio do livro “Stuart e os seus bonecos”, O Mundo Ri, 1962):

“Perdeu-se em Stuart de Carvalhais um pintor? Na exposição que fez aqui há anos da sua obra, lembro-me das suas aguarelas primorosas (…), com predomínio do belo sexo, o que era um índice da sua índole, aguarelas e pastéis, que só isso, obra de acaso, de impressão imediata, lhe asseguraria um lugar entre os mestres do género. Stuart não imitava ninguém; mas ainda nestas especulações fortuitas, pelo sentimento que tinha da vida e da figura humana, com quem ele mais se parecia, a meu ver, era com Steinlen. Um e outro foram apontando em seus desenhos e dísticos a marcha da humanidade, e não haverá mais noite, a noite que vai em pós de tudo, que lhes apague os nomes”.   

Rematamos esta breve evocação de Stuart — que já aqui apareceu algumas vezes — com mais quatro saborosas ilustrações a cores que serviram de capa ao Cara Alegre e em que o belo sexo (a sua maior musa inspiradora) é a presença dominante. “Costureirinhas de Lisboa”, meninas elegantes, vendedoras, serviçais, mulheres “danadas para a vida” — parafraseando Aquilino, no prefácio em questão.

Cara Alegre nº 8 e 10

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s