MAIS UM NÚMERO DA REVISTA DO CLUBE TEX PORTUGAL DISTRIBUÍDO AOS SEUS SÓCIOS

Clube Tex Portugal - revista nº 2

Já foi distribuída aos sócios a revista do Clube Tex Portugal na sua 2ª edição, que revela um acentuado progresso, mantendo o mesmo aliciante aspecto gráfico e apresentando-se agora com mais páginas (de 32 passou a 48) e com um “suculento” sumário, em que se destaca a homenagem aos 30 anos de carreira do consagrado autor Fabio Civitelli, dedicados quase inteiramente ao maior personagem da BD italiana e do western europeu: Tex Willer, o famoso ranger do Texas.

Clube Tex Portugal (emblema)Tema de um excelente prólogo e de uma exaustiva bibliografia crítica, trabalho assinado por Mário João Marques, que abrange doze páginas deste número, Civitelli já esteve presente em cinco festivais realizados em diferentes cidades portugueses (entre 2007 e 2012), e a sua simplicidade, bom-humor e simpatia ficaram na memória dos inúmeros admiradores que acorreram a esses eventos. Mas, a par da simpatia, Civitelli também é apreciado pelo seu enorme talento, pela perfeição estética e a inovação técnica, bem patentes no estilo elegante, dinâmico e meticuloso até aos mínimos detalhes, com que recria as figuras de Tex e dos seus pards e os míticos cenários do Oeste americano.Civitelli com as duas capas

Convidado a colaborar na revista do Clube Tex Portugal, com documentação referente à sua longa e prestigiosa carreira, Civitelli chegou mesmo a enviar duas ilustrações inéditas para a capa, ambas tão sugestivas que a direcção da revista não hesitou em aproveitá-las para a edição normal e para uma edição alternativa (esta com a capa impressa num fundo preto e branco), que está também à disposição dos sócios do Clube, podendo estes ficar gratuitamente com uma delas, pagando 10 euros pela outra.

Editorial revista nº 2Do variado sumário deste número, destacam-se ainda os artigos de um numeroso e valioso grupo de colaboradores (que tende, aliás, a aumentar): Júlio Schneider, Pedro Cleto, Sérgio Sousa, Carlos Gonçalves, Rui Cunha, António Lança-Guerreiro, Jorge Machado-Dias, Jorge Magalhães, José Carlos Francisco, além de dois “estreantes” italianos: Moreno Burattini e Italo Marucci. Mas talvez a parte mais “sumarenta”, a par das excelentes ilustrações de Fabio Civitelli, sejam os trabalhos inéditos de outros três notáveis artistas italianos: Corrado Mastantuono, Lúcio Filippucci e Andrea Venturi (autor, recorde-se, da capa do 1º número), que acederam também prontamente ao convite para participar nesta edição.

Tex por Corrado MastantuonoInfelizmente, no artigo dedicado a mestre Vítor Péon, o nosso autor de BD que criou mais westerns, com verdadeira paixão pelo género, algumas imagens — páginas completas, com a profusão de detalhes, a variedade de planos e a acção cinética que caracterizam o seu estilo — foram demasiado reduzidas. Geralmente, na maioria dos blogues podemos, com um toque do “rato”, ampliar as imagens, o que é impossível numa revista impressa. Só com uma lupa… Esperemos que erros como esse sejam corrigidos nos próximos números.

Pelos ecos já chegados à redacção, esta revista — cuja periodicidade deu também um grande salto, passando de anual a semestral — continua a fazer, com êxito, o seu percurso entre a comunidade de sócios do Clube Tex Portugal espalhada pelo mundo, mas também junto de muitos autores texianos e da própria SBE (Sergio Bonelli Editore), e tem sido um dos principais factores de divulgação, não só do nome e dos projectos do Clube, como do devotado afecto que os leitores portugueses nutrem, ainda hoje, pelo carismático herói do Oeste americano criado em 1948 por Gianluigi Bonelli e Aurelio Galleppini.

Francesco Micoli com a revista do Clube Tex Portugal

Parabéns ao Clube Tex Portugal pelo seu dinamismo e por esta magnífica revista, dirigida por Mário João Marques e coordenada por José Carlos Francisco.

(Nota: as imagens que ilustram este texto foram extraídas, com a devida vénia, do Tex Willer Blog, cuja consulta recomendamos a todos os que quiserem aderir ao Clube Tex Portugal, pagando apenas uma jóia de 5 euros e uma quota mensal de 2 euros).    

Advertisements

8 thoughts on “MAIS UM NÚMERO DA REVISTA DO CLUBE TEX PORTUGAL DISTRIBUÍDO AOS SEUS SÓCIOS

  1. Mas que alegria ao constatar na minha visita diária a “O gato alfarrabista” esta bela e apropriada análise (e divulgação) à revista nº 2 do nosso prezado consócio Jorge Magalhães, análise que reproduzirei mais tarde no blogue do Tex, com os devidos créditos, para que seja lido por mais sócios (e não só) do nosso Clube 🙂

    • Obrigado, amigo Zeca, pelo interesse que demonstra pelo nosso “Gato Alfarrabista” e pela honra que nos dá reproduzindo este post no seu blogue, seguido por inúmeros sócios (e não só, como muito bem diz, pois é visto em todo o mundo). Foi a pensar no Clube Tex Portugal e na sua excelente revista que redigi esta notícia, a bem de um projecto que merece ser acarinhado e divulgado de todas as formas e por todos os sócios, como é o meu caso… pois muito me orgulho de pertencer à grande comunidade do Clube Tex Portugal!
      JM

  2. Mesmo não sendo um apreciador de Tex, acho a iniciativa deveras louvável, mais que não seja porque existem tão poucos grupos associados a esta forma de arte que é a BD. Também a divulgação neste seu/nosso espaço é fundamental para a sua sobrevivência e prestigio. Aproveito este espaço, e a propósito de um tema em provável futura analise, para perguntar: Onde se pode encontrar referencias sobre o Quim e Manecas. Abraços bedéfilos.

  3. Obrigado, caro Paulo, pelo seu comentário e, se nos permite um conselho, leia o álbum “Patagónia”, recentemente editado pela Polvo e à venda na Fnac e nalgumas livrarias, com uma aventura de Tex que certamente o fará mudar de opinião.
    Quanto ao Quim e Manecas, recomendo-lhe um livro com texto de João Paiva Boléo, publicado há alguns anos, e que talvez ainda consiga encontrar. Mas a célebre criação de Stuart, já centenária, merece ainda mais e, por isso, será homenageada este ano no Festival da Amadora.
    Saudações bedéfilas,
    JM

    • A nova aventura do Tex já esteve varias vezes na minha mão, mas agora que me “diz” isso vai ter que ser. Obrigado pela ajuda em relação ao Quim e Manecas. Abraços

  4. Nem sempre tenho a oportunidade de diariamente consultar a internet, mas sempre que o faço este blogue é de consulta obrigatória. Pela qualidade da escrita, pelos temas publicados, pelo prazer da leitura, pelo saudosismo de um tempo em que as publicações abundavam. Obrigado meu caro Jorge, que tenho o grato prazer de conhecer pessoalmente e com quem é sempre gratificante trocar umas palavras e sobretudo receber muitos conhecimentos. Obrigado pelas suas palavras sobre a revista, sobre o Clube, sobre a paixão que nos move e que espero o Jorge possa sempre acompanhar de perto. Um abraço. Mário Marques

  5. Também eu espero poder ainda, durante algum tempo, acompanhar de perto o Clube Tex Portugal e a sua já vasta comunidade, pelo menos aquela que se reúne nos animados convívios de Anadia e do Cacém. E enquanto por cá andar não dispensarei também, como é óbvio, a leitura das aventuras do nosso destemido Ranger, que no fundo é o principal causador da tal “paixão que nos move”… a paixão pela BD, pelo western, pelas boas histórias de aventuras, pelos desenhadores e argumentistas que alimentam com o seu talento o nosso imaginário e o nosso desejo de evasão de um quotidiano, por vezes, enfastiante e rotineiro.
    Também eu sinto orgulho em pertencer a essa grande comunidade texiana e congratulo-me com a amizade que é um dos maiores elos que a unem e fortificam. Amizade por pessoas como o Mário João Marques, o José Carlos Francisco, o Carlos Moreira e outras, cujo entusiasmo e incansável dedicação a Tex, personificado pelo seu blogue, o seu Clube e a sua revista, me lembram, por vezes, os meus tempos de coordenador do “Mundo de Aventuras”. Modéstia à parte… 🙂
    Um grande abraço e muita força para continuarem com o vosso belo trabalho.
    JM

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s