HOMENAGEM A UM ILUSTRE PORTUGUÊS

jac-00

AMANHÃ, ÀS 17h30, NA SOCIEDADE DE GEOGRAFIA

Azevedo coutinho copyDurante esta sessão solene, que contará também com a presença de um dos seus promotores, o nosso amigo Professor António Martinó de Azevedo Coutinho, parente do homenageado, será orador o Comandante António Costa Canas, que dissertará sobre o tema “Almirante Azevedo Coutinho: marinheiro, soldado e político”. A encerrar a sessão, haverá um momento musical por elementos da Banda da Armada.

Os feitos militares de João de Azevedo Coutinho (1865-1944), herói das campanhas de África, em Moçambique, nos finais do século XIX, foram também evocados numa série de artigos que o semanário juvenil O Pimpão publicou entre os seus nºs 1 (11-10-1955) e 9 (20-12-1955), com ilustrações de José Manuel Soares e de outro (anónimo) desenhador.

Aqui reproduzimos quatro dessas páginas, que para muito dos nossos leitores devem constituir uma absoluta novidade, dada a obscura existência (que se saldou por um magro resultado: 18 números) e a raridade d’O Pimpão, revista de conteúdo variado, não desprovido de certos méritos, mas que não tinha “arcaboiço” para fazer frente à supremacia de dois imbatíveis rivais: o Cavaleiro Andante e o Mundo de Aventuras.

Marinheiro soldado - 1 copyMarinheiro & soldado 1 et 2O MARINHEIRO SOLDADO 3 + Pimpão 9

Um dos inegáveis méritos d’O Pimpão foi a presença entre os seus colaboradores do célebre Avozinho d’O Mosquito — isto é, Raul Correia —, que “renasceu” durante um breve período, voltando a escrever textos repassados de lirismo e de vibrante emoção, como o que, no nº 9, a rematar esta série de artigos, traçou o perfil heróico e patriótico de João de Azevedo Coutinho, “benemérito da Pátria”, cujas destemidas acções em campanha lhe valeram o respeito dos seus compatriotas e dos próprios inimigos.

Para saber mais sobre a vida e os feitos deste herói nacional, recomendamos a consulta do blogue Largo dos Correios, onde o Professor Martinó tem feito largas referências ao seu ilustre antepassado e à efeméride que amanhã se comemora.

Nota: para ler os textos e apreciar as imagens com maior nitidez, clicar duas vezes sobre estas, ampliando-as ao máximo. 

Advertisements

One thought on “HOMENAGEM A UM ILUSTRE PORTUGUÊS

  1. Pingback: Uma “felina” e muito grata solidariedade | largodoscorreios

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s