O PRESÉPIO NAS CAPAS DE NATAL – 4

Presépio Cavaleiro Andante 1954

O sedutor grafismo de um Artista ímpar, à base de harmonia, encanto, expressividade, requinte, fantasia (mesmo quando de inspiração mais clássica), avulta em todas as composições natalícias de Fernando Bento, autor de uma das mais belas capas do Cavaleiro Andante, em que a estrela do Presépio parece refulgir no seio de um coração de cristal. Ou melhor dizendo, de papel!…

Com o nº 156 e data de 25 de Dezembro de 1954, esta edição do Cavaleiro Andante foi uma das prendas que Adolfo Simões Müller e a E.N.P. (Empresa Nacional de Publicidade) colocaram generosamente (isto é, por poucas dezenas de escudos) nos sapatinhos de milhares de jovens portugueses.

Advertisements

2 thoughts on “O PRESÉPIO NAS CAPAS DE NATAL – 4

  1. Caro sr Jorge, obrigado por estes scans que vem postando no blog. Desde alguns anos para cá tenho vindo a reparar no esmero com que os ilustradores das capas para as edições de Natal aplicavam nas mesmas. Muitas delas figurarão entre o melhor produzido para os jornais juvenis e embora o tema seja sempre o mesmo a gama de variações parece ser infinita.
    Há uns tempos, na possibilidade de adquirir alguns originais de mestre Fernando Bento, tendo de escolher devido a constrangimentos no orçamento, não hesitei em comprar um destes presépios que ele desenhava como ninguém: a capa para um “Cavaleiro Andante” com a figura do Cavaleiro em primeiro plano a prestar homenagem ao Menino . Sabe qual é essa capa? Infelizmente não tenho muitas revistas do CA e não sei de que ano é.
    E continue a publicar mais presépios dos nossos excelentes artistas.
    Um bom Natal para si , para a sra Catherine e para todos os que o lêem. E que o Ano Novo nos traga saúde e seja melhor do que este que passou.
    Alberto Soares

  2. Caro Alberto Soares,
    Agradeço os seus votos de Boas Festas e retribuo-os com toda a amizade, desejando também para si e para os seus um Novo Ano com tudo a correr o melhor possível. Infelizmente, se a saúde é um bem que não podemos ter sempre por adquirido, outros são-nos negados em nome de interesses e políticas que só se alteram em anos de eleições. Vamos a ver, portanto, o que é que 2015 nos reserva. Mas certamente menos impostos, menos aumentos, menos cortes, mais promessas, etc, etc, em nome da chamada “caça aos votos”…
    Quanto ao tema das capas de Natal, bem mais interessante, decerto, para os leitores deste blogue, tem toda a razão ao salientar a beleza e a variedade dos exemplos que se encontram na maioria das revistas infanto-juvenis portuguesas, recheadas de colaboradores de grande nível artístico como Eduardo Teixeira Coelho, Vítor Péon, José Ruy, Júlio Gil, Fernando Bento, José Garcês e muitos outros. Fernando Bento foi, sem dúvida, um dos mais notáveis e a sua extraordinária mestria criativa está bem patente nas inúmeras ilustrações natalícias com que brindou o público juvenil nas edições da Empresa Nacional de Publicidade.
    Esse original que adquiriu deve ser muito belo e valioso. Nem imaginávamos que ainda pudesse existir! Pela sua descrição, supomos que se trata da capa do Cavaleiro Andante nº 51 (Natal de 1952), ou seja, a primeira que F. Bento realizou para um número de Natal do CA. Pode identificar, talvez, o ano examinando a assinatura, pois ele costumava associá-los nas suas ilustrações para as capas do Diabrete e do Cavaleiro Andante, e noutro tipo de trabalhos.
    Dou-lhe os parabéns, pois fez uma óptima aquisição, enriquecendo com uma peça magnífica o seu património artístico.
    Um grande abraço,
    Jorge Magalhães

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s