O PRESÉPIO NAS CAPAS DE NATAL – 2

Presépio Mundo de Aventuras 1950

O tema do Presépio inspirou a Vítor Péon esta ilustração para a capa d’O Mundo de Aventuras nº 71 (Especial de Natal), saído em 21/12/1950, e que eu, então com 12 anos, me lembro de ter aguardado com grande expectativa. Foi mesmo uma das minhas melhores prendas natalícias desse ano. O Cavaleiro Andante ainda não existia e tanto O Mosquito como o Diabrete, apesar de todas as tentativas de renovação, já davam alguns sinais de declínio, perante a concorrência cada vez mais forte do seu novo rival.

Embora também gostasse d’O Mundo de Aventuras, eu mantinha-me nas fileiras dos dois jornais que me tinham ensinado a ler. Estive com ambos até ao fim, como outros leitores fiéis que recordavam glórias passadas…

Pois aqui temos uma das mais clássicas representações do Presépio, na arte barroca de um autor de histórias aos quadradinhos… inspirado pelo “modernismo” da escola americana. Esse paradoxo dominou sempre a carreira de Péon.

Leave a Reply

