O PRESÉPIO NAS CAPAS DE NATAL – 1

Presépio Diabrete 1951

Nos números natalícios das revistas infanto-juvenis portuguesas dos anos 50, o Presépio foi sempre um dos principais temas de capa. Desde as imagens mais tradicionalistas às mais pitorescas e de cunho mais original, pelo traço de grandes ilustradores como E. T. Coelho, Fernando Bento, Vítor Péon, Marcello de Morais e outros, iremos apresentar uma curta galeria de capas de Natal, cuja beleza artística teve certamente o condão de cativar os olhos e o espírito de muitos rapazes e raparigas que liam assiduamente O Mosquito, o Diabrete, o Mundo de Aventuras, o Cavaleiro Andante e outras revistas dessa época.

Aqui têm, com as luzes do Presépio a iluminar a noite santa onde brilha a estrela de Belém, o primeiro desses “tesouros natalícios”: uma capa ilustrada por Fernando Bento para o número duplo com que o Diabrete celebrou o seu último Natal na companhia dos jovens portugueses (#885-886, de 22/12/1951).

Sempre que abordou temas de Natal (e fê-lo muitas vezes), a magia artística de Fernando Bento deu provas de invulgar fulgor criativo.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s