IN MEMORIAM

MISTER BO ALENTEJANO

Mr Bo caricaturaCriado por Sergio Bonelli (1932-2011), durante as suas visitas à Amazónia, o célebre aventureiro Mister No teve um contraponto humorístico na figura de Mister Bo, que não é outro senão o próprio Sergio, em pose natural, reflectindo o lado mais “pacato” e bonacheirão da sua versátil e fascinante personalidade. No fundo, Sergio foi também um aventureiro, um globetrotter que sentia a ânsia de conhecer novos horizontes, como os heróis das suas histórias, mas que, ao partir, levava sempre consigo o apelo das suas raízes ancestrais.

A Itália foi a pátria que, no seu coração, partilhou o amor a outras terras, sobretudo ao Brasil e à Amazónia, terras que ele percorreu incansavelmente, de lés a lés, não como um turista, mas na pele de um viajante  a quem os próprios nativos tratavam como amigo.  

Eis como eu e o Carlos Rico, alentejano de cepa e exímio cartoonista, homenageámos a memória de Sergio Bonelli, transformado em cantante de um grupo coral daquela ridente província, na pessoa de Mister Bo. Claro que este nunca pôs os pés no Alentejo, mas a ideia surgiu assim mesmo… tão espontaneamente como se fosse inspirada pelo próprio Sergio, que também não conheceu o nosso país, embora compreendesse e falasse o idioma português (do Brasil) sem qualquer dificuldade.

Como as anteriores que já aqui apresentámos, esta ilustração viu a luz do dia, em 2012, no Tex Willer Blog, o blogue nacional dedicado à mais famosa personagem dos quadradinhos italianos, criação de Gian Luigi Bonelli, prosseguida por outros argumentistas, entre os quais o mui ilustre Sergio (Guido Nolitta) Bonelli.

Mr BO Alentejano

Leave a comment