FIGURAS E FACTOS QUE MUDARAM O MUNDO – 7

Portrai

Adventures inside the Atom - 0Em 1948, a General Electric, uma das mais importantes companhias norte-americanas na área da indústria, produziu, por intermédio da sua filiada General Comics, um pequeno comic book de 16 páginas, intitulado Adventures Inside the Atom, onde se narrava a história da energia atómica (“o maior segredo da Natureza” descoberto pelo homem), no decurso das várias fases da sua pesquisa científica. O nascimento do “Projecto Manhattan” também era referido, como mostra uma das páginas que a seguir apresentamos. Infelizmente, não conseguimos descobrir o nome dos autores da história.

Em estilo ameno, sem desligar o conhecimento teórico da informação prática, visto que se des- tinava a um público jovem cuja leitura preferida eram as aventuras dos super-heróis, este comic book relatava a visita de um adolescente e do seu companheiro adulto, que lhe servia de cicerone, a uma grande exposição de Ciência repleta de curiosidades sobre a energia atómica e a Física Nuclear, cujas radiosas promessas de progresso pareciam concretizáveis num futuro próximo.

Johnny, o deslumbrado herói juvenil desta “aventura”, ficava assim a conhecer, graças à erudição do seu interlocutor, todos os passos dados pelo homem para descobrir os mistérios do átomo, desde que essa ideia germinara pela primeira vez, como uma centelha luminosa e mágica, no cérebro de alguns cientistas e filósofos da Antiguidade.

Adventures inside the Atom - 1 e 3Adventures inside the Atom - 4 e 5

Cartaz anti-JapãoÉ claro que um dos propósitos deste comic book, integrado numa aliciante série didáctica que a General Comics intitulou Adventure Series, era o de convencer a opinião pública americana, em cuja memória ainda estavam latentes o horror e a violência do último conflito mundial — embora o seu território, com excepção de Pearl Harbour, não tivesse sido directamente atingido —, de que o fabrico de uma arma de destruição maciça como a bomba atómica fora uma consequência da guerra, não um fim em si mesmo.

Além disso, sem o “Projecto Manhattan” (coordenado por Robert Oppenheimer, desde 1942, na base secreta de Oak Ridge), os Estados Unidos não teriam quebrado a resistência do Império do Japão, a não ser à custa de mais sacrifícios, nem teriam podido desenvolver os seus programas nucleares com objectivos mais pacíficos. O que, no fundo, era verdade…

Adventures inside the Atom - 6 e 7Adventures inside the Atom - 10 e 11

Bomba atómica NagasakiMas os milhares de vítimas de Hiroshima e Nagasaki, na sua maioria pertencentes à indefesa população civil, continuarão para sempre a recordar à Humanidade um dos actos mais terríficos (talvez até inútil, se outras opções menos agressivas tivessem sido escolhidas) da Segunda Guerra Mundial, perpetrado no limiar da era atómica.

Pelo menos, o segundo bombardeamento, sobre Nagasaki, poderia ter sido evitado, poupando a cidade e os seus 240 mil habitantes, pois mili- tarmente os japoneses já estavam muito enfra- quecidos. Isso mesmo afirmaram Oppenheimer e outros cientistas do “Projecto Manhattan”, indignados com a decisão, ao Secretário de Estado da Defesa Henry Stimson. Mas já era demasiado tarde…

Três anos depois, a mensagem redentora de confiança no futuro da energia atómica e nos benefícios da sua utilização pacífica — como os que  retrata, de forma às vezes fantasista, este comic book — começava a desanuviar os temores da população mundial, projectan- do-se sobre os escombros da guerra e os novos pactos estabelecidos entre as nações. Quando a sombra da “Cortina de Ferro” ainda não era uma ameaça…

Adventures inside the Atom - 12 e 13Adventures inside the Atom - 14 e 15

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s