FIGURAS E FACTOS QUE MUDARAM O MUNDO – 5

ATENTADO EM SARAJEVO

Atentado de Sarajevo - 3

Há 100 anos, em 28 de Junho de 1914, o assassinato do arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do trono austro-húngaro, durante uma visita oficial a Sarajevo, capital da Bósnia-Herzegovina, foi o prelúdio de um tremendo conflito que envolveu várias potências europeias, cujos interesses imperialistas estavam em jogo: a Alemanha, a Áustria, a França, a Rússia, a Turquia e a Grã-Bretanha.

Guerra das trincheiras 1917Depois da declaração de guerra da Áustria-Hungria à Sérvia, em 28 de Julho, a Europa, transformada num barril de pólvora, viu deflagrar aquela que ficou conhecida como Primeira Grande Guerra, com o ataque à Sérvia e a posterior ofensiva alemã, quebrando a neutralidade belga, até às linhas francesas.

Contrariando as previsões dos mais pacifistas, que acreditavam que este novo conflito europeu se resolveria rapidamente, o dia do armistício só chegou muito tempo depois, em 11 de Novembro de 1918, com a vitória das forças aliadas, em que estavam incluídos pequenos países como a Grécia, a Roménia, a Bélgica e Portugal. Mas o saldo foi terrível, com milhões de mortos provocados pela devastadora guerra das trincheiras, que submeteu os soldados ao fogo de morteiros e metralhadoras, ataques de tanques, bombardeamentos aéreos, e ao efeito de gases tóxicos usados, sem parcimónia, como arma de extermínio, numa estratégia agressiva que aumentou o horror e as vítimas do dramático conflito.

Guerra das trincheiras - granadasO Tratado de Versalhes, assinado em 28 de Junho de 1919 pelos beli- gerantes, pôs termo oficialmente à Grande Guerra, redesenhando não só o mapa da Alemanha, a principal vencida, como o de toda a Europa balcânica e acabando para sempre com as ambições dos impérios Austro- -Húngaro e Otomano, que desapa- receram na hecatombe.

O efeito mais positivo do tratado não foi, porém, a extinção desses impérios nem o enfraquecimento do poderio militar germânico, que não tardaria a renascer com o advento alarmante do nazismo, mas a criação da Liga das Nações, o primeiro organismo internacional destinado a promover a igualdade e a paz entre os povos por vias políticas e diplomáticas, que entrou em vigor em 1920, dando origem, depois da Segunda Guerra Mundial, à ONU (Organização das Nações Unidas).

Associando-nos à evocação do trágico acontecimento que ateou o rastilho da Primeira Guerra Mundial, apresentamos mais um trabalho artístico, bem documentado, da dupla Liliane & Fred Funcken, com texto de Yves Duval, oriundo do Tintin nº 31, de 4/8/1964: Les origines de la première guerre mondiale … ou como tudo começou.

Grande Guerra 1 e 2Grande Guerra 3 e 4

Advertisements

2 thoughts on “FIGURAS E FACTOS QUE MUDARAM O MUNDO – 5

  1. O que é fantástico é que são raros os “pedaços de historia” que escapam à BD… e já agora ao GatoAlfarrabista, grande abraço e boas continuações.

  2. Tem razão, amigo Paulo, e mais uma vez obrigado pelos seus comentários. Durante muitos anos, o Tintin e o Spirou belgas foram um vasto repositório de histórias curtas, inspiradas em factos verídicos, algumas das quais como sabe, apareceram também no Cavaleiro Andante, no Zorro, no Pisca-Pisca, n’O Falcão e noutras revistas portuguesas.
    Como possuímos bastantes números do Tintin, andamos sempre à cata de episódios que possam ter interesse para os nossos leitores, pois, além de serem, em regra, bem documentados, têm o traço de excelentes artistas, dos quais se destaca o casal Liliane e Fred Funcken, autênticos especialistas do género histórico, com uma vasta obra incompletamente divulgada em Portugal.
    Tencionamos continuar a apresentar estas histórias, sempre que o seu interesse o justifique.

    Um grande abraço,
    Jorge Magalhães

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s