HOMENAGEM EM MOURA A JOSEPH GILLAIN (JIJÉ)

Autoretrato de Jijé    803Em 19 de Junho de 1980, com 66 anos, morreu Joseph Gillain (mais conhecido por Jijé), um dos maiores expoentes da BD europeia, mestre de mestres como Gir, Hermann, Derib, Franz, Mezières, Chaland e muitos outros. A influência de Jijé foi imensa e imensos foram também os seus talentos: além de desenhar, pintava magnificamente, esculpia quase por instinto, fazia obras de cerâmica e joalharia, e tinha uma bizarra e ilimitada capacidade inventiva.

O seu método, que repetia invaria- velmente aos que o procuravam para aprender, era baseado numa ideia mestra: “desenhem sem olhar para o papel”. Para não cair na rotina, incitava também os seus discípulos a desenhar com a mão esquerda, desafiando-os assim a testarem as suas próprias capacidades, numa busca constante de novos efeitos e novas técnicas.

Cavaleiro Andante 254Alma e inspirador da equipa que, no pós-guerra, operou o renascimento do jornal Spirou, criando a famosa “escola de Marcinelle”, um dos pilares da BD franco- -belga, foi devido ao seu papel de pioneiro, amigo, conselheiro e guia que os sobre- viventes dessa velha guarda (Franquin, Will, Peyo, Roba, Delporte) se reuniram na redacção da revista, no próprio dia da sua morte, juntamente com Carlos Roque, Degotte, Arnaud e Alain, para lhe prestarem uma última e sentida homenagem.

Outra homenagem igualmente significativa irá decorrer na cidade de Moura, entre os dias 24 de Junho e 21 de Julho, celebrando o primeiro centenário do seu nascimento e a variedade e riqueza da sua vasta obra, conhecida em Portugal desde meados dos anos 50, graças a consagradas revistas juvenis como Cavaleiro Andante, Foguetão, Zorro, Mundo de Aventuras, Tintin e Spirou — sem contar com os álbuns e suplementos de jornais (vd. Nau Catrineta), que difundiram também algumas das suas magistrais criações.

Cartaz JijéConvite Jijé

Com o patrocínio da Câmara Municipal daquela bela cidade alentejana e de outras entidades, entre as quais o Gicav – Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu, será inaugurada amanhã, no Espaço Inovinter, uma exposição constituída por 16 painéis, recheados de personagens e séries memoráveis como Jerry Spring, Blondin e Cirage, Spirou e Fantasio, Tanguy e Laverdure, Jean Valhardi, Baden Powell ou Barbe Rouge (que podem ser vistas neste vídeo promocional, realizado pelos organizadores do evento:

Após o seu encerramento, esta mostra, comissariada por Luiz Beira, assumido e entusiástico admirador da obra e do talento de Jijé (tal como Carlos Rico, um dos principais elementos da organização), transitará para Viseu, onde estará patente ao público em data e local a anunciar oportunamente pelo Gicav.

Jijé - Le Spirou de 1944

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s