TEMAS DESPORTIVOS

HISTÓRIA DO CAMPEONATO MUNDIAL DE FUTEBOL (1)

MA 247 - 787Este mês, na comunicação social e na blogosfera, os temas mais correntes continuarão a ser o futebol e a política, por causa da Copa do Mundo (em que Portugal entrou com o “pé esquerdo”), das dissenções internas no PS, com a “guerra aberta” entre Costa e Seguro, e dos novos “chumbos” do Tribunal Constitucional, que lançou mais um anátema sobre o governo por este não respeitar a lei fundamental do país.

Para não fugir à regra, também o nosso blogue centrará a sua atenção no desporto-rei — que já aqui foi abordado algumas vezes —, pondo de lado, et pour cause, a política.

Em 1978, quando o campeonato mundial teve lugar na Argentina, o Mundo de Aventuras (que era, então, coordenado por mim) ofereceu aos seus leitores, a partir do nº 244, de 1/6/1978, uma longa série de tiras ilustradas com a história dessa grande competição desportiva, desde a sua origem, em 1930, até ao anterior campeonato, realizado em 1974, na Alemanha Ocidental.

Essas tiras, distribuídas por uma agência de imprensa, a Dias da Silva, à qual comprávamos muitas séries de BD, eram de origem inglesa e tinham a assinatura de um ilustre desconhecido (pelo menos, por estas bandas), de seu nome Colin Andrew, nascido em Dundee (Escócia), em 1933, e falecido em 2013.

MA 243 - Anúncio com cor no fundoO material era bom, com uma colorida, embora sumária des- crição dos principais incidentes, participantes e jogos que assi- nalaram o percurso triunfante do Campeonato do Mundo, e um grafismo que mantinha a tradição inglesa de linearidade, perfeição e realismo.

Aqui têm, para começar, as doze primeiras strips dessa série, alusivas aos primórdios da competição, no distante ano de 1930. O país organizador, escolhido pela FIFA, foi o Uruguai, o que levantou sérios problemas de transporte às equipas europeias participantes (apenas quatro), constituídas ainda por atletas amadores. Houve, portanto, nesse primeiro torneio, maior afluência de países do continente americano, incluindo o Brasil, única selecção a figurar, até hoje, em todas as Copas do Mundo.

Nas próximas semanas, acompanhando o interesse mediático despertado por um acontecimento desportivo desta natureza, apresentaremos as restantes tiras publicadas no Mundo de Aventuras, entre os nºs 244 e 251.

História world cup - 1 e 2 História world cup - 3  e4História world cup - 5  e 6

Mas há mais… Juntamente com esse material, que o MA adquiriu em exclusivo, foi distribuída outra série dedicada ao desporto-rei, em estilo caricatural, onde figurava a “mascote” da Copa do Mundo de 1978, representada por um garoto em trajes folclóricos chamado Gauchito (nome e trajes inspirados no símbolo nacional da Argentina: o gaúcho), a quem fora atribuído o triplo papel de jogador, espectador e comentador desportivo, para gáudio dos amantes do futebol e das tiras humorísticas.

Gauchito 1    796

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s