OS REIS DO RISO – 5

OS PIGMEUS E O PAPAGAIO… OU UM NÁUFRAGO SOLITÁRIO QUE PERDEU AS CHAVES AO REGRESSAR A CASA

Max (Spirou)Uma das séries mais divertidas e originais da BD europeia é, sem dúvida, Max, o Explorador (Max l’Explorateur), criada por Guy Bara, em meados dos anos 50, nas páginas dos jornais France-Soir e Le Soir, e que posteriormente apareceu em revistas de BD como o Tintin e o Spirou. Durante alguns anos, Bara explorou com êxito a fórmula dos gags numa única página, a exemplo de outras séries mediáticas, mas trilhando sempre caminhos inovadores e de fecunda inspiração. Para o Spirou chegou a realizar, em 1964 e 1965, duas histórias à suivre, que saíram em álbum com os títulos Max et le Triangle Noir e L’Orteil de Vichnou.

Publicada também no Tintin português, a série não passou despercebida aos apreciadores do humor com uma pitada de non-sense e uns grãos de surrealismo, na melhor tradição da escola inglesa, de que Bara foi um discípulo directo e um incondicional admirador.

Max (Tintin)No meu caso, sempre tive especial predilecção por esta série, pelo estilo linear e eficaz de Bara, pelo seu burlesco sentido de humor, pelo exemplar domínio da farsa (quase) sem palavras, em que usava magistralmente balões icónicos e onomatopeias, e sobretudo pelo seu pitoresco personagem, que lembra, sob vários prismas, a figura de um “rei” da pantomina, na época dourada do cinema mudo: Buster Keaton, o inimitável Pamplinas, como era conhecido em Portugal e noutras partes do mundo.

As páginas que hoje apresentamos, extraídas de vários números do “nosso” Tintin, são um bom exemplo da linguagem mímica (e minimalista) de Bara, um autor completo que soube criar um herói diferente, numa escola humorística tão rica e singular como a franco-belga, compondo uma original comédia de aventuras recheada de bizarras peripécias, em lugares exóticos onde Max põe à prova o seu espírito de explorador, sem nunca perder a típica fleuma.

Max 1Max 2Max 3

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s