IN MEMORIAM

MARY ANNING

mary-annings-215th-birthday-6631942149636096.4-hp

Mary AnningOutro magnífico cabeçalho do Google, desta feita dedicado a Mary Anning (1799-1847), famosa paleontóloga inglesa que, em 1810, apenas com 11 anos, descobriu o primeiro fóssil de ictiossauro nas falésias de Dorset, um achado que media cinco metros de comprimento e lhe despertou o interesse por essas gigantescas criaturas do passado, transformando-a numa autêntica “caçadora de fósseis”, como principal meio de subsistência da família, depois de ficar órfã do pai, ainda muito jovem.

Com o tempo, Mary Anning tornou-se uma das mais reputadas especialistas britânicas sobre fósseis mari- nhos da Idade Jurássica e algumas das suas descobertas, oriundas da região de Lyme Regis, onde vivia, estão expostas no Museu de História Natural de Londres. 226-843Como reza a Wikipédia, “o seu trabalho contribuiu para mu- danças fundamentais no pensamento científico sobre a vida pré-histórica e a história da Terra”, mas nunca foi reconhecido pela comunidade científica da Grã-Bretanha, que desdenhava as suas origens humildes e a sua fraca instrução. Aliás, no século XIX, as mulheres eram ainda dis- criminadas, sobretudo as das classes pobres.

Embora o grande escritor Charles Dickens tenha sido uma das primeiras personalidades inglesas a elogiar esta notável pesquisadora, escrevendo em 1865 que Mary Anning, a filha de um carpinteiro, era digna do nome e do lugar que conquistara à sua própria custa, marysó mais de 160 anos após a sua morte a Royal Society a incluiu numa lista das dez mulheres britânicas que mais tinham con- tribuído para o progresso da Ciência.

Aqui está uma história verdadeira que dava uma bela biografia em banda desenhada. Não só por causa das curiosidades científicas, mas também de outros factos extraordinários que aconte- ceram a Mary Anning, alguns terri- velmente dramáticos, pondo em perigo a sua vida. Até é muito possível, aliás, que essa biografia em quadrinhos já tenha sido feita. Alguém nos saberá informar?

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s