HOMENAGEM A ARISTIDES DE SOUSA MENDES

JOSÉ RUY EM PARIS – 2

AutógrafosConforme já tivemos ocasião de informar (ver notícia aqui), esteve patente no Consulado Geral de Portugal, em Paris, de 13 de Fevereiro a 6 de Março p.p., a exposição Aristides de Sousa Mendes – Héros de l’Holocauste, organizada pelo Círculo Artístico e Cultural Artur Bual e tendo por tema a obra de José Ruy dedicada ao célebre cônsul português de Bordéus que salvou a vida de milhares de judeus, durante a 2ª Guerra Mundial, ao conceder-lhes vistos de entrada no nosso território, desobedecendo assim às próprias directivas do governo de Salazar — gesto nobre e humanitário que, na sua carreira diplomática e na sua vida privada, acabaria por pagar muito caro.

Essa obra, já traduzida para hebraico, foi agora também editada em França, para ser vendida durante a itinerância da exposição, e brevemente terá também uma versão em inglês, a distribuir no Canadá e noutros países, por iniciativa da Sousa Mendes Foundation, presidida por Louis-Philipe Sousa Mendes, descendente do “herói do Holocausto”. 

fotografia expoFoto expo7-fotografia

A propósito ainda desta mostra — que já transitou do Consulado português para o Liceu St. Germain e, posteriormente, antes de seguir para Bordéus, como foi anunciado, estará também numa escola do departamento 77, em Paris —, apresentamos mais algumas fotos tiradas no dia da inauguração e gentilmente cedidas por Altina Ribeiro, escritora portuguesa há muito residente em França, a quem expressamos (e a Mestre José Ruy) os nossos melhores agradecimentos.

As legendas são do próprio autor do álbum Aristides de Sousa Mendes – Héros de l’Holocauste, cuja 1ª edição portuguesa remonta a 2004.

Altina Ribeiro e JRuyFoto 7Powerpoint aberturaPowerpoint com esboçoAssinatura de MendesÚltima página

2 thoughts on “HOMENAGEM A ARISTIDES DE SOUSA MENDES

  1. Excelente reportagem e grande trabalho de José Ruy que fez uma digna homenagem à memória de Aristides de Sousa Mendes!
    Muito interessante parece também ser a apresentação em Powerpoint que José Ruy utilizou para apresentar o álbum. Sabendo da importância que a pesquisa e a documentação têm na obra deste autor, a apresentação em Powerpoint foi, por certo, preparada com todo o cuidado e esmero e deve ter sido um enorme prazer para a assistência assistir àquela palestra.
    Parabéns ao “Gato Alfarrabista” e parabéns a José Ruy!
    Um grande abraço.

  2. Muito obrigado, amigo Carlos, pelo seu comentário. Estas imagens da exposição de Paris são mais um exemplo da maneira apurada e metódica como José Ruy prepara todas as suas apresentações, servindo-se de instrumentos como o Powerpoint para melhor fazer chegar o seu trabalho ao público. Rigoroso, exigente, infatigável, sempre cheio de entusiasmo, orador e comunicador nato, eis um Mestre da BD portuguesa que continua a fazer o seu caminho, sem esperar, como disse numa entrevista, que as oportunidades (isto é, as encomendas) lhe caiam nas mãos, pois no seu entender o acto de criação é como um estado de graça, que faz com que nunca desista dos seus sonhos e do enorme talento que nasceu com ele.
    O “Gato Alfarrabista”, a exemplo de outros blogues, muito se honra de continuar atento à sua intensa actividade artística.
    Um grande abraço,
    Jorge Magalhães

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s