IN MEMORIAM

COLUNA, O GRANDE CAPITÃO

img518

Coluna em jogoNão tinha nada de magriço — no sentido literal da palavra: franzino, enfezado, magricela —, antes pelo contrário, era a viva imagem da força, do vigor, da robustez, sempre sólido como uma rocha, firme como uma coluna no seu posto, e foi capitão da equipa das quinas que os portugueses baptizaram com a alcunha de um dos Doze de Inglaterra (Álvaro Gonçalves Coutinho, “O Magriço”), cobrindo-se de glória, como esses briosos e galantes cavaleiros, no “torneio” mundial de futebol que se disputou nas mesmas paragens, em Julho do ano (para sempre memorável) de 1966.

Aoscoluna-benfica 78 anos, Mário Esteves Coluna, o grande organi- zador de jogo, o pilar do meio campo em quem todos os seus colegas de equipa confiavam, o tran- quilo capitão, exemplo de fair-play no Benfica e na Selecção Nacional, cuja autoridade ninguém discu- tia, partiu deste mundo para se juntar ao seu grande amigo e patrício Eusébio, que já o esperava de sorriso nos lábios e ensaiando alguns toques na bola, como que a desafiá-lo para uma partida com outros lendários jogadores que já atravessaram também os portões de S. Pedro.

dois idolos do BenficaDepois de se abraçarem e de olhar demoradamente em volta, Coluna soltou um suspiro de alívio.

Ainda bem que isto é muito diferente do que eu estava à espera! Podia lá acreditar que num sítio como este também existem campos de futebol!

Sem deixar de sorrir, Eusébio pontapeou mais uma vez o “esférico” e respondeu-lhe, numa voz grave, cheia de sapiência:

O espírito desportivo, uma das mais belas criações do ser humano, nunca morre! Com tantos jogadores que já cá estão, equipas e campeonatos não faltam… E adivinha lá quem é o juiz de campo, o grande árbitro cujas decisões são sempre infalíveis?

Percebendo o sentido da pergunta, Coluna limitou-se a sorrir também, pela primeira vez desde que chegara ao Céu… e pediu ao amigo que chutasse a bola na sua direcção.

Campeonato Mundial de futebol-1966

Num preito de homenagem a Coluna e a Eusébio, a cujo espírito eterno dedicamos este “diálogo imaginário” — como eternas são também as suas magníficas proezas desportivas, que continuarão a viver, enquanto houver futebol, na memória de inúmeros adeptos, independentemente das suas paixões clubistas —, apresentamos, a título de curiosidade, quatro páginas de BD sobre o Campeonato Mundial de Futebol de 1966, publicadas num álbum das Edições ASA, História dos Campeonatos do Mundo (1986), com textos de André Manguin e desenhos de Robert Bressy, obra com algum interesse documental e artístico.

Inglaterra 1966 - 1  e  2Inglaterra 1966 - 3  e  4

Nota: os nossos melhores agradecimentos a Carlos Gonçalves por nos ter facultado a separata do Mundo de Aventuras com Coluna, publicada no nº 492 (1ª série), de 12/2/1959.   

2 thoughts on “IN MEMORIAM

  1. Muito obrigado pelo seu comentário, caro Paulo, e esperamos que continue a ser um dos mais regulares acompanhantes deste blogue. Quanto ao post sobre Mário Coluna, embora não sejamos adeptos do Benfica, sempre tivemos uma grande admiração por este jogador de fino quilate, que ficou um pouco ofuscado pela trajectória gloriosa de Eusébio na equipa encarnada e na Selecção Nacional. Mas o que Eusébio tinha de genial, de impulsivo, de criador de lances que lançavam a confusão na defesa adversária, compensava-o Coluna com a sua fleuma de médio seguro no seu posto, o seu sentido do jogo que lhe permitia ser um organizador tão importante para o desfecho da partida como os melhores finalizadores. Sem ele ao comando da equipa das quinas, no Mundial de 1966, depois de ter substituído Germano, que se lesionou, talvez Portugal, apesar de toda a “garra” de Eusébio, não tivesse conseguido transpor obstáculos tão difíceis até ao jogo com a Inglaterra, em que perdemos por uma “unha negra”.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s