IN MEMORIAM: AL PLASTINO

AL PLASTINO JÁ NÃO ESTÁ ENTRE NÓS

Al Plastino com página de Supermam 170Acabamos de ter conhecimento, por intermédio do nosso bom amigo Alberto Soares, que o legendário artista Al Plastino — um dos autores referidos com maior destaque no post que dedicámos ao aniversário da morte do Presidente John F. Kennedy e à sua aparição em vários comic books da DC e da Marvel — faleceu anteontem à tarde, por doença, já depois desse post estar pronto para ser editado e sem que a notícia fosse ainda do domínio público. Uma singular coincidência, que assinalamos com pesar.

Superman's Mission by KennedyParafraseando Alberto Soares,    o nosso post acabou por ser também uma das primeiras homenagens póstumas a Al Plastino, cuja carreira de notável longevidade proporcionou à DC Comics, durante a Golden e a Silver Ages, alguns dos seus maiores êxitos, entre os quais o memorável episódio “Superman’s Mission for President Kennedy”, publicado em Superman #170 (Julho 1964), cujas pranchas, supostamente doadas à JFK Memorial Library, Plastino tentava reaver, depois de aparecerem recentemente à venda numa galeria particular.

Al Plastino a desenhar o Super-Homem (1949)Considerada ainda hoje uma das histórias mais emblemáticas do Homem de Aço, o seu destino ficou também ligado, de maneira indelével, ao desaparecimento de Al Plastino, que se debatia há longos meses com uma grave doença.

Que descanse em paz! Os fãs de Superman, Supergirl e outros míticos heróis dos comics a que o seu fértil talento deu mais realce gráfico, não o esquecerão tão cedo!

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s