JOHN F. KENNEDY NA BANDA DESENHADA – 1

JFK E OS SUPER-HERÓIS DA MARVEL E DA DC

John F. Kennedy - tira (Fantastic Four)A figura do 35º Presidente dos Estados Unidos da América, assassinado há 50 anos, em 22 de Novembro de 1963, fez várias aparições, meses antes da sua morte, em revistas da Marvel Comics, como Tales of Suspense #41, com o Homem de Ferro e a estreia do Dr. Strange (arte de Jack Kirby e Dick Ayers), Fantastic Four #17, em que o tenebroso Dr. Doom ameaça mais uma vez a América (arte de Jack Kirby e Dick Ayers), Journey into Mystery #96, com Thor e Mad Merlin (arte de Joe Sinnott), que estavam, então, no top de vendas. Journey into Mystery 96 (Joe Sinnott)Mas foram aparições meramente pontuais (os chamados cameos), em que o Presidente era visto apenas na Casa Branca, junto dos seus assessores ou da família. A nota mais relevante vai para o comic de guerra Captain Savage #14 (Maio 1969, arte de Don Heck e Syd Shores), onde Kennedy, ainda jovem, intervém como tripulante da lancha-torpedeiro PT-109, que efectivamente comandou durante a 2ª Guerra Mundial.

Tales of Suspense& Fantastic four

PosteriormentOSVALD+ KENNEDYe, surgiram outros comic books, com várias versões alternativas da sua morte, como Avengers West Coast # 60 (Julho, 1990), onde Lee Oswald é abatido por um agente antes de disparar os tiros fatais contra Kennedy, dando corpo, assim, à “teoria da conspiração” de que foram outros atiradores ocultos a assassinar o Presidente. E os exemplos da presença de JFK nos comics da Marvel não ficam por aqui, podendo ainda ser citadas as suas intervenções, mas sem grande relevo, em The Deadly Hands of Kung Fu #16 (Setembro, 1975) e Wolverine #66 (Fevereiro, 1993), com mais destaque para Adam: Legend of the Blue Marvel #1 (Janeiro, 2009), em que os Avengers, perante a ameaça de outro poderoso inimigo, têm de recorrer a um dos seus antigos membros, que não colhe as simpatias do Presidente.

Mais tarde, em Julho de 2009 e Fevereiro de 2012, JFK foi também “ressuscitado” nas novas aventuras do Capitão América, com arte de Marcos Martin e Francesco Francavilla: Captain America #50, vol. 5  e Captain América & Bucky #625.

Captain America 2009-2012

Superman's Mission by KennedyMas foi na revista da DC Comics Superman #170, publicada pouco depois da morte de Kennedy (Julho, 1964), que surgiu um dos maiores tributos que a BD prestou à sua memória: “Superman’s Mission for Presidente Kennedy”, episódio inicialmente previsto para a edição anterior e em que Superman ajudava o Presidente a promover junto da juventude americana a sua campanha (real) de educação física. Mas o projecto foi cancelado devido ao brutal assassinato de Dallas que chocou toda a nação, surgindo nesse número outra aventura de Superman.

Artigo do New York TimesNa tradicio- nal página do correio inse- rida em Superman #168, o editor Mort Weisinger transcreveu um artigo do New York Times, de 30/8/1963, ilustrado com uma vinheta da história que nunca sairia dos prelos, anunciando que os seus originais, com textos de Bill Finger e desenhos de Curt Swan (arte final de George Klein), seriam oferecidos a Jacqueline Kennedy.

O facto da DC ter mudado de planos, por vontade expressa do novo Presidente Lyndon B. Johnson e da família Kennedy, encarregando Al Plastino de desenhar uma nova versão (embora ainda hoje não se saiba se as pranchas de Curt Swan ficaram mesmo na posse de Jacqueline), atesta o interesse mítico desta aventura do Homem de Aço, cujo disfarce Kennedy foi o único presidente americano a conhecer.

Superman meets JFK - p.1 e 2

Na última legenda de “Superman’s Mission for Presidente Kennedy”, a DC fazia a promessa de oferecer os originais desta história à John F. Kennedy Memorial Library, na Universidade de Harvard, onde o ex-Presidente fora aluno.

Superman 170 (Kennedy)Há pouco tempo, surgiu uma polémica quando Al Plastino (já com a bonita idade de 91 anos) soube que os referidos originais tinham sido postos à venda num leilão particular; mas a John F. Kennedy Memorial Library negou qualquer responsabilidade, afirmando que essas pranchas não faziam parte dos seus acervos. Será difícil descobrir como chegaram à posse de um coleccionador particular, que defende acerrimamente o seu direito de propriedade, e se Weisinger cumpriu a sua promessa — tal como permanece uma incógnita o destino das pranchas (supostamente) oferecidas a Jacqueline Kennedy. Um autêntico tesouro para quem um dia as encontrar!   

Superman's meets JFK (última pág.)

Advertisements

2 thoughts on “JOHN F. KENNEDY NA BANDA DESENHADA – 1

  1. Obrigado pela informação, que já começa a correr mundo. Mas quando preparei este post, a notícia ainda não era conhecida, embora me tivesse ocorrido que, com a sua idade e os seus graves problemas de saúde, Al Plastino poderia estar mesmo à beira do fim. Mais um grande nome dos comics que desapareceu na voragem do tempo, mas cuja obra continuará viva. O nosso post acabou por ser, sem intenção, uma homenagem póstuma à sua memória.
    Abraços,
    Jorge Magalhães

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s