ORIGINAIS E REPRODUÇÕES – 2

DOIS TRABALHOS INÉDITOS DE AUGUSTO TRIGO

 Desta feita, a título de curiosidade (e também de novidade), temos originais, mas não temos reproduções… porque os desenhos que apresentamos mais abaixo, com a assinatura de Augusto Trigo, destinavam-se a servir de capas aos dois primeiros números de uma revista quinzenal que nunca viu a luz do dia.

Foi um projecto meu e da Catherine Labey, à qual se devem duas maquetes da capa do primeiro número dessa revista — com o título provisório Aventuras & Viagens.

Aventuras e Viagens 1 & 2

Como podem ver, os originais de Augusto Trigo, excelentes como sempre, apesar das suas pequenas dimensões, próximas do formato da revista — 19,5 x 27 cms e 20,5 x 30 cms, respectivamente —, foram feitos com inteira liberdade criativa, ilustrando cenas das histórias escolhidas para esses números de estreia: O Rei da Polícia Montada, de Zane Grey e Allen Dean, e Mandrake, de Lee Falk e Phil Davies, duas séries clássicas cuja popularidade prometia um bom arranque da revista, num mercado potencial de cinco a dez mil leitores que ainda não “arrefecera”, após o desaparecimento, pouco tempo antes, do Mundo de Aventuras e de todas as publicações da Agência Portuguesa de Revistas.

Mas o projecto, como tantos outros com que sonhámos um dia, não passou da fase de planeamento, por falta dos apoios de que precisávamos para lançar uma revista com essa tiragem (e ainda por cima quinzenal), restando dele apenas as maquetes e os dois garridos originais de Augusto Trigo, inéditos até hoje.

Trigo - original patra a Polícia Montada244Trigo - original para Mandrake245

Advertisements

2 thoughts on “ORIGINAIS E REPRODUÇÕES – 2

  1. Caro enanenes,
    Obrigado também pelo seu comentário e por continuar a acompanhar o nosso blogue. De vez em quando, ao remexer nos meus arquivos, lá me aparecem coisas destas, que permaneciam ignoradas do público, mas que têm um valor acrescido, julgo eu, por nunca terem sido publicadas… mais a mais tratando-se de originais do Augusto Trigo, com a magia de traço e o colorido que estes possuem.
    Curiosamente, tenho outro original (mas não dele) baseado também no tema da primeira ilustração, que devo ter preterido em favor da do Trigo… mas já se passou tanto tempo que estas memórias já são muito vagas. Conto apresentá-lo também, numa próxima oportunidade, juntamente com outras ilustrações inéditas que encontrei do mesmo autor… aliás, um jovem autor, nessa época, e hoje um artista de créditos firmados, embora em áreas distintas da BD.
    Um abraço do
    Jorge Magalhães

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s