GRANDES SÉRIES PARA (RE)LER E RECORDAR – 3

O REGRESSO DO CAPITÃO MEIA-NOITE

Ilustração capa Cap MN 2

Como já noticiámos, esta famosa série da época pioneira da BD inglesa foi recuperada integralmente por José Pires, a partir das páginas originais publicadas, entre 1936 e 1939, no semanário Puck — muitas delas com balões que, na edição d’O Mosquito, nunca apareceram, “apagados” pela mão de Cardoso Lopes para dar mais homogeneidade ao jornal, onde imperava em todas as páginas, até nas legendas das histórias aos quadradinhos, a prosa de um exímio mestre da literatura infanto-juvenil: Raul Correia.

Pag.-03

Após o excelente acolhimento dispensado aos dois tomos anteriores, cuja pequena tiragem se esgotou rapidamente, dando azo a uma segunda edição, José Pires não descansou à sombra do êxito e já tem prontos o 3º e o 4º volumes, com novos episódios das trepidantes aventuras do destemido Capitão Meia-Noite, o defensor dos pobres, dos fracos, dos espoliados, contra os abusos de nobres sem escrúpulos e dos seus sicários, numa Inglaterra rural do século XVIII fielmente retratada por Walter Booth — um dos maiores mestres da BD inglesa, que projectou em muitos países, com o seu estilo límpido e elegante, a temática aventurosa de género realista.

Capitão Meia Noite volume 3Capitao Meia Noite volume 4-IVCap M-N

Mais dois números do Fandaventuras Especial a não perder, pelo preço unitário de 10 €, com 66 páginas (mais capas), na sua maioria reproduzidas do Puck, portanto com muito melhor qualidade do que n’O Mosquito. Fica assim completa a reedição desta magistral e histórica saga de aventuras, que os leitores da velha guarda nunca esqueceram, agora pela primeira vez apresentada entre nós numa versão sem cortes e respeitando a ordem original dos episódios, o que n’O Mosquito não aconteceu. Antes que estes volumes se esgotem rapidamente, como os anteriores, o melhor é encomendá-los ao editor pelo e-mail gussy.pires@sapo.pt ou dar um salto, para quem estiver em Lisboa, à loja de José Vilela, Escadinhas do Duque nº 19-A, 1200-155.

C-N Pag.-003Cap. M-N pág 16Cap. M-N pág 44Cap. M-N pág.45

Advertisements

One thought on “GRANDES SÉRIES PARA (RE)LER E RECORDAR – 3

  1. Mas é mesmo um grande trabalho o que o José Pires está a fazer. Ninguém (quem gosta destas coisas) deve perder estas edições. Abraço e boas continuações.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s