A VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA

Nicolau_e_Trindade_dos_anos_30Com o futebol um pouco “adormecido” durante o estio — ou, pelo menos, mais afastado das competições nacionais até ao início de nova época —, Julho e Agosto são meses tradicionalmente dominados por outra grande modalidade desportiva, o ciclismo, com destaque para o Tour de France e, no nosso (mais tacanho) circuito caseiro, a Volta a Portugal, que já chegou ao fim da sua 75ª prova, com a vitória de um galego, Alejandro Marque, e da sua equipa.

Volta a Portugal 1Ao vermos as imagens, nos telejornais, dos velozes ciclistas que se lançam briosamente ao assalto das estradas e das pistas de montanha onde a glória pode estar à sua espera, perpassam-nos pela memória os nomes e os feitos de grandes ídolos do passado como Fausto Coppi, Gino Bartali, Louison Bobet, Jacques Anquetil, Eddy Merckx, Bernard Hinault, Miguel Indurain, José Maria Nicolau, Alfredo Trindade, Alves Barbosa, Moreira de , Ribeiro da Silva, Joaquim Agostinho, Marco Chagas e outros mais, que os autores de BD, nalguns casos, ajudaram também a cobrir com os louros da fama.

agostinho_joaquimUm desses exemplos, no sumário historial desportivo da BD portuguesa, é “Um Campeão Chamado Joaquim Agostinho”, episódio publicado no vespertino A Capital, durante a Volta a Portugal de 1973, cujo registo biográfico se transformou numa autêntica reportagem ilustrada, graças ao traço dinâmico e às envolventes composições de Fernando Bento, para quem o ciclismo não era um tema inédito.

Em 2010, associando-se às celebrações do centenário do genial Artista, o Gicav, promotor e organizador do Salão de BD de Viseu, reeditou esse trabalho — perdido, como tantos outros, nas páginas de jornais que já não existem — em homenagem ao talento do Mestre também já desaparecido, dedicando-lhe um magnífico álbum de grande formato, a fim de permitir aos seus indefectíveis admiradores uma apreciação mais perfeita do expressivo e documental estilo exibido nessas 16 pranchas, quase como se estivessem a admirar os originais.

Joaquim Agostinho Capa+1

Joaquim Agostinho 2 + 3

Ao longo da sua prolífica carreira, Fernando Bento fez várias ilustrações sobre temas desportivos, incluindo caricaturas de “ases” do ciclismo n’Os Sports e tiras sobre a Volta a Portugal na secção infantil do República. No Cavaleiro Andante chegou mesmo a contar a história do popular velocípede de duas rodas numa página recheada de curiosos apontamentos sobre a evolução da sua forma e do seu funcionamento. Nascida de uma ideia totalmente absurda, que era a da locomoção pedestre num ridículo veículo de madeira sem pedais, a bicicleta tornou-se, graças a um pequeno acidente, o meio de transporte ideal (embora destinado a poucos passageiros), antes da invenção do automóvel, e ganhou direito de cidadania em todos os países do mundo.

Volta a Portugal 3

CAVALEIRO ANDANTE 146A página que aqui reproduzimos foi publicada no nº 23, de 7/6/1952, do Cavaleiro Andante, onde tempos depois não tardariam a surgir vários episódios curtos sobre temas desportivos, na sua maioria desenhados por Jean Graton (o futuro criador de Michel Vaillant), que dedicou também especial atenção às peripécias e às emoções do desporto mais popular, logo a seguir ao futebol, em Espanha, França, Itália, Bélgica, Portugal e noutros países europeus.

Mas dessas histórias (e de outras que as antecederam) falaremos com mais detalhe em próximos artigos sobre este aliciante (e pouco divulgado) tema.

A título de curiosidade, apresentamos também uma página com um mapa da 19ª Volta a Portugal (cujo vencedor foi Alves Barbosa), publicada no Cavaleiro Andante nº 242, de 18/8/1956, em que a rapaziada podia seguir as etapas da prova e fazer, ao mesmo tempo, uma espécie de jogo com os amigos, que consistia simplesmente em anotar no mapa os seus prognósticos para os vencedores de cada etapa, somando 10 pontos quando acertavam.

Os pitorescos “bonecos” que ilustram essa página, com um traço humorístico inconfundível, são de Artur Correia, um dos mais apreciados e mais antigos colaboradores da revista, cujos trabalhos recheavam o suplemento infantil O Pajem.


Volta a Portugal 2

Advertisements

7 thoughts on “A VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA

  1. Bom dia Jorge Magalhães, além dos habituais elogios ao Fernando Bento que nunca são demais, é bom verificar que o Cavaleiro Andante já publicava histórias do bem conhecido Jean Graton. Também é de reconhecer o valor artisticos e informativo que tinham todos as separatas desportivas e mapas que proliferavam no Cavaleiro Andante e noutras revistas. Na falta de Ipod, Internet, Facebook, etc,etc havia “outra” maneira de comunicar… menos rápida mas muito mais artistica. Abraço Paulo Pereira

  2. Caro Paulo, este post sobre o ciclismo tinha também como intenção homenagear mais uma vez a memória e a multifacetada obra de Fernando Bento, mas claro que havia que fazer também referência às histórias de Jean Graton sobre temas desportivos que apareceram no Cavaleiro Andante, muito antes de Michel Vaillant se estrear entre nós, na mesma revista. Algumas dessas histórias tinham por cenário as corridas velocipédicas e demonstram a grande versatilidade de J. Graton, que também se ocupava de outros temas, até históricos e de “cowboys”.
    De facto, como bem sublinha, o Cavaleiro Andante e outras revistas desses tempos estavam recheadas de curiosidades, muitas delas de “fabrico” nacional, como a maioria das separatas. Todo esse sumário (incluindo as histórias aos quadradinhos, como então se chamavam entre nós) contribuiu largamente com o seu valor artístico e formativo para aumentar os conhecimentos e o interesse lúdico dos leitores, que estavam longe de imaginar o que o futuro lhes traria em termos de comunicação à escala global. Claro que os novos meios informativos e de entretenimento têm muitas vantagens, mas às vezes ficamos com a sensação de que alguma coisa se perdeu pelo caminho…
    Um abraço e obrigado pelos seus comentários, sempre de grande interesse.
    Jorge Magalhães

  3. O recorte da fotos de J. Agostinho na entrada do estádio de Alvalade em 1973, são da minha pagina do Facebook, (Memórias da Volta a Portugal em Bicicleta), eu identifico o recorte pela minha letra escrita do lado esquerdo e dos restos de fita cola transparente que são visíveis, na Net e blogues partilham recortes de ciclismo e ciclistas, mas são recortes dos meus diários da Volta a Portugal em bicicleta…

  4. Obrigado pelo comentário e aqui fica o seu registo relativo à foto de Joaquim Agostinho. Mas deve concordar que qualquer imagem postada na net está ao alcance de todos os internautas e pode servir para várias utilizações, tornando-se assim do domínio público. Já aconteceu o mesmo com muitas imagens que pusemos no nosso blogue, mas sinceramente não vemos nisso nenhum inconveniente. E ainda bem que nos seus diários e na sua página do Facebook conserva essas memórias da Volta a Portugal em Bicicleta…

  5. Oportunismo pelo trabalho dos outros, o blog devia era ter vergonha por expor documentes de ciclismo copiados de uma outra pagina isso e crime, autentica verdade que comprovo em tribunal e nos próprios documentos de registos, todos tem marca do meu espolio documental.

  6. Como pode constatar na nossa resposta supra, de 14/11/2013, já lhe demos o devido crédito pela foto que utilizámos de Joaquim Agostinho. Todos os documentos que aparecem na Net ficam ao alcance de milhares de utilizadores, como acontece também com os que publicamos oriundos dos nossos próprios arquivos. Não vemos nisso qualquer inconveniente, nem qualquer grave “atentado” ao nosso trabalho. Mas, perante a sua insistência, tantos meses depois, já retirámos essa foto, substituindo-a por outra… que, de certeza, não é do seu arquivo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s