CURIOSIDADES DO “DIABRETE” – 2

Diabrete título concurso 12 meses 1

Enid BlytonAqui têm outra ilustração de Cambraia para o Concurso dos 12 Meses, realizado pelo Diabrete entre os nºs 795 e 806. Como estamos em Julho, apresentamos a imagem do mês respectivo, que saiu no nº 799, de 24/2/1951, do “grande camaradão”.

Maria LamasJosé Augusto da Cunha Cambraia (1920-1993) foi um excelente ilustrador de livros infanto-juvenis, que se distinguiu pelo seu estilo gracioso, de linhas geométricas, em que o rigor, a simetria, a pureza e a elegância da forma se fundiam com um nítido classicismo; e pelo criativo sentido plástico das suas composições, cuja paleta figurativa, particularmente o preto e branco, denota total harmonia com a poética inspiração do traço.

Entre as obras que ilustrou, durante mais de três décadas, avultam algumas novelas de Enid Blyton, Maria Lamas e de outros autores publicadas pela Livraria Clássica Editora, além de um famoso “clássico” da literatura infantil portuguesa: O Livro das Fábulas, escrito por Adolfo Simões Müller e recheado de maravilhosas vinhetas com o inefável encanto das figuras de Cambraia.

Diabrete 799 - concurso 12 meses 7

Nota: As imagens que ilustram o texto supra foram retiradas da página de José Cambraia no Facebook, por amável deferência de seu filho Paulo Cambraia.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s