JOSÉ RUY – A PAIXÃO DO DESENHO – 6

RAPTORES – 2

Papagaio Flama577Apresentamos hoje mais três páginas de “Raptores”, história iniciada no     nº 67 da revista Flama, quando esta inseria como suplemento O Papagaio, depois deste ter sido um semanário autónomo e de largo prestígio entre    o público infanto-juvenil até ao nº 722. Propriedade da União Gráfica, foi um tanto intempestivamente, apanhando de surpresa os próprios leitores, que O Papagaio se transformou, a partir    de Fevereiro de 1949, num modesto suplemento da Flama, muito embora continuasse a contar com a assídua colaboração de Carlos Cascais, José Ruy e Vítor Silva, que formavam o núcleo principal (literário e artístico) da antiga redacção. E foi neste raro suplemento, como também já várias vezes referimos, que José Ruy teve ensejo de publicar alguns dos melhores trabalhos dessa fase pioneira, evidenciando notáveis progressos a nível técnico e uma grande sensibilidade artística em temas exóticos como os das “Lendas Japonesas”, mas que já dantes tinham frutificado em histórias cheias de movimento e ambientadas em cenários modernos, como “Reportagem Inesperada”,     “A Bravura de Chico” e “Raptores”, que temos vindo a apresentar no nosso blogue.

«Sobre esta aventura — conta-nos o Mestre, com a sua memória sempre viva —, não há episódios de bastidores. O miúdo, o Cartucho, teve por modelo um rapazito chamado Pedro Gomes, que morava perto da casa dos meus pais, onde desenhei estas histórias, e que mais tarde veio a ser jogador do Sporting. Ainda hoje ele se lembra perfeitamente dos dois escudos e cinquenta centavos que eu lhe pagava à hora pelas poses!».

Carlos Cascais retrato«Quanto ao Carlos Cascais — prossegue José Ruy, em resposta a outra pergunta nossa —, ele era chefe de redacção d’O Papagaio, mas quando este foi integrado na Flama tornou-se uma espécie de coordenador. O verdadeiro chefe de redacção era o Padre Diogo Crespo, uma belíssima pessoa, sendo o director o desportista Mário Simas. O Cascais tratava com os colaboradores, escrevia peças e um conto ou outro, e depois de elaborado o número o Diogo Crespo passava tudo a pente fino. O Simas aparecia em representações, como entrevistas a figuras importantes. Não interferia na revista, dava só o nome de proa».

«Junto um retrato que fiz do Carlos Cascais e que apliquei numa ilustração da própria Flama. Foi um desenho realizado logo à pena, sem lápis, como algumas das figuras nas vinhetas de “Raptores”. Eram ensaios que eu experimentava na altura, logo a partir dos modelos, influenciado pelo Mestre espanhol Emilio Freixas, que desenhava desta maneira, sobre vegetal, com um ligeiríssimo esboço a lápis noutro papel que punha à transparência. É que ao cobrir os desenhos a lápis, feitos estes do natural, os meus desenhos perdiam      (e perdem) a frescura do croquis».

Carlos Cascais foi também retratado em “Raptores”, como é patente na penúltima vinheta da terceira página que hoje publicamos. Entretanto, recebemos já de José Ruy um extenso artigo sobre a sua colaboração n’O Papagaio, revista onde teve início uma prolífica carreira artística com mais de 60 anos — artigo esse cheio de curiosos pormenores e de muitas revelações, que começaremos a publicar dentro de pouco tempo.

05 Raptores

06 Raptores

07 Raptores

Nota à parte — O ex-jogador sportinguista Pedro Gomes, que serviu de modelo a José Ruy nesta história, chegou a ser internacional nas décadas de 60 e 70 (em que o Sporting arrecadou muitos triunfos) e vive ainda hoje em Lisboa. Terminada a sua carreira de jogador, como defesa direito, dedicou-se a treinar algumas equipas da 2ª Divisão, com destaque para o Marítimo e o União de Leiria, que fez subir à 1ª Divisão, e em 1984 regressou às hostes do Sporting como treinador-adjunto, ascendendo ao lugar de treinador principal nas últimas jornadas dessa época. 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s