SANTO ANTÓNIO DE LISBOA

No nº 830, de 13 de Junho de 1951, o Diabrete (que ia no seu último ano de publicação) evocou a figura de Santo António, patrono dos Santos Populares e das festas de Lisboa, com uma belíssima capa ilustrada por Marcelo de Moraes, jovem artista, de seguro talento, que fora uma das maiores revelações do Camarada e já ascendera a um plano de real mérito, ombreando com Fernando Bento, Fernandes Silva, Nuno San-Payo e outros, nas coloridas páginas do Diabrete.

DIABRETE - S- ANTÓNIO

Advertisements

2 thoughts on “SANTO ANTÓNIO DE LISBOA

  1. Mais uma excelente capa de autor português. É quase uma imagem pós-moderna, longe das habituais imagens que conhecemos, Digam lá que não eram artistas bem à frente do seu tempo, e não estou a ser saudosista de tempo nenhum, agora existem realidades que não se podem esconder nem apagar. Eram tempos de um grande fulgor artistico.
    Abraço Paulo Pereira

    • Concordo inteiramente consigo. A BD dos anos 40 e 50 – e até podemos recuar aos anos 20 e 30 – teve um grande fulgor artístico, com muitos sinais de vanguardismo, mesmo em relação às escolas europeias, como foi o caso de Stuart Carvalhais.
      A par dos artistas de feição mais clássica, mas igualmente modernos na sua época, influenciados pelos grandes mestres americanos – Foster, Raymond, Hogarth – floresceu nos anos 50 e 60 uma nova geração, que abriu outros rumos à BD portuguesa, formada pela Escola de Belas Artes e reunida em torno de revistas como o “Camarada” (1ª e 2ª séries), “Mundo de Aventuras” e “Pisca-Pisca”. Marcelo de Moraes, arquitecto de profissão, mas com vasto currículo noutras áreas, foi um dos mais notórios elementos dessa geração, destacando-se pelo modernismo do seu traço em criações humorísticas que revelavam uma grande analogia com a “linha clara” de Hergé e da escola de Bruxelas.
      Tencionamos apresentar mais trabalhos seus neste blogue, a par de outros grandes nomes desse período renovador da nossa BD, que ainda hoje poderão servir de exemplo.
      Um abraço do
      Jorge Magalhães

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s