QUANDO O FUTEBOL VOLTOU AO CAVALEIRO ANDANTE – 1

Aqui têm mais algumas curiosidades do futebol que preencheram as páginas das revistas portuguesas de banda desenhada,  nomeadamente do Cavaleiro Andante, já na fase em que este popular semanário — o grande rival do Mundo de Aventuras na década de 50 — começava a sentir os efeitos de um lento mas irreversível declínio.

Desportos 105Depois de apresentar durante vários anos um suplemento desportivo, desde o nº 62 até ao nº 313,      o Cavaleiro Andante, dirigido por Adolfo Simões Müller, resolveu incluir no seu sumário uma série de artigos dedicados às principais equipas do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, na época 1959/60. Essa publicação teve início no nº 437, de 14/5/1960, englobando referências à origem e ao historial dos clubes, com destaque para os seus triunfos mais importantes, e aos jogadores que pertenciam às equipas de honra. Trata-se, sem dúvida, de um valioso documento de época para todos os amantes do futebol, que através destas páginas do Cavaleiro Andante — inspiradas numa ideia semelhante posta em prática pelo semanário italiano Il Vittorioso, pouco tempo antes — podem recordar os seus clubes favoritos e as respectivas equipas… tal como eram há 53 anos!

Esta nova série desportiva do Cavaleiro Andante, recheada de informações e de fotos sobre os jogadores que disputavam o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, prolongou-se até ao       nº 454, de 10/9/1960, quase sempre com destaque na primeira página, o que deve ter ajudado a aumentar as vendas da revista durante esse período — que anunciava já tempos de crise e de inevitáveis mudanças, com as histórias em continuação a serem  substituídas pouco a pouco por episódios completos, mais do agrado (aparente) dos leitores.

Recordamos hoje as quatro primeiras equipas apresentadas nesses números do Cavaleiro Andante, com textos de um “sabichão” na matéria, que não quis quebrar o anonimato; mas supomos tratar-se de Carlos Pinhão (1924-1993), jornalista desportivo com largo currículo, bem conhecido no seu meio profissional.

(Nota: Agradecemos a José Menezes por nos ter facultado a imagem que ilustra este texto, com a capa de um dos suplementos desportivos do Cavaleiro Andante)

CA - Futebol 1 e 2

CA - Futebol 3 e 4

CA - Futebol 5 e 6

CA - Futebol 7e 8

Advertisements

2 thoughts on “QUANDO O FUTEBOL VOLTOU AO CAVALEIRO ANDANTE – 1

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s